A FOTO


2012-06-17

Eis como tudo se passou (2)

[Continuação da troca de emails que levou ao reencontro e ao livro A FOTO... (1º post de troca de emails, em 2012 - 06 - 05, neste blog)]

O primeiro encontro ocorreu em 17 de Abril de 2010, na casa da Teresa Tito de Morais e do Jaime Mendes no Ribatejo. Do grupo inicial de 21 colegas, dois já tinham falecido, José Gameiro  e Luís Bénard da Costa. Uma moça nã conseguimos descobrir, ainda, quem é. Apesar dos esforços expendidos só conseguimos juntar 12 dos 19 sobreviventes, com as respetivas famílias e muitas, muitas histórias para contar. Estiveram presentes, além dos que vieram a ser os oito autores do livro,  António Redol,  Mário Neto, Ernâni Pinto Basto e Carlos Marum. Ausentes nestes convívios por razões diversas: João Santos Marques (a viver na região da Covilhã) , Fernando Rosas, Rui Martins, Albano Nunes, Marília Vilaverde Cabral e João Resende.

Os emails que se seguem respondem à proposta de Raimundo para que escrevam um livro, proposta feita num email de Janeiro de 2010 reproduzido aqui.

De: Jaime Mendes
Enviada: quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010 15:35
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Acho uma excelente ideia. Temo que pelo menos uma pessoa recuse. Mas vamos para a frente.

Sempre era o meu sogro q esteve na reunião em Paris contigo e com o Álvaro Cunhal. Vou publicar qualquer coisa referente a isso no meu blog “A Viagem do Elefante”
Abraço
Jaime
[Jaime Mendes refere-se à 1ª reunião, clandestina, na escola de uma “mairie” dirigida pelo PCF, de delegações do recém-criado PS com o PCP, em Paris, em 11 de Setembro de 1973 – dia do golpe militar no Chile, chefiado por Pinochet. Eu (Raimundo Narciso) tinha dito ao Jaime Mendes que só me lembrava da presença de dois dos três elementos da delegação do PS: Mário Soares e António Macedo. Jaime Mendes informa-me - relembra-me - que o terceiro membro era o seu sogro, Tito de Morais]

De: Mário Lino Correia
Enviada: sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010 10:58
Para: Raimundo Narciso
Assunto: RE: Livro
De uma maneira geral, a coisa parece estar bem pensada.
Vamos, portanto, à primeira reunião plenária.
Um abraço
ML

De: Antonio Redol
Enviada: sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010 15:12
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Meu caro
Acho excelente a ideia, …Mas sou um defensor da "Memória", pelo que, por coerência, não poderia recusar.
Um abraço.
A. Mota Redol

De: carlos ferreira marum
Enviada: sábado, 23 de Janeiro de 2010 12:51
Para: raimundo
Assunto: RE: Vidas
… A ideia parece-me muito gira, sobretudo se os 19 - que até parece estarem todos vivos!!- participassem duma maneira ou de outra ; mas de grande dificuldade de execução , até porque há muitas vidas que se cruzam, afectos e até rancores que se avivam, protagonismos que emergem, branqueamentos e revisionismos à espreita ! No entanto trata-se de um projecto que apesar de difícil é aliciante se o soubermos bem  levar a termo ! 
Alinho no tal almoço, mas convém acertar a data, porque estou sempre a sair de Lisboa .
     Abraço
     C.M.
          Ultimamente tenho pensado perguntar à  Luísa Medeiros (Brito Mendes ) se não é a 6!!



De: Gomes de Pina
Enviada: domingo, 24 de Janeiro de 2010 17:46
Para: 'Raimundo Narciso'
Assunto: RE: Colegas
Caro Raimundo
A ideia do livro parece boa e ter pernas para andar. Da forma de ser atingida já deste algumas achegas. Tudo bem quanto ao encontro.
Agora a figura que identificas como o Fernando Rosas, a mim parece-me mais um colaborador da Associação da biblioteca ou turismo!
Um abraço
GP

De: Raimundo Narciso
Enviada: sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010 20:00
Assunto: Livro Colegas
Caros Amigos
Encontrei no Facebook o Luís Benard da Costa a quem pedi “amizade” Mas disse-me que não era quem procurávamos porque em 1963 tinha 11 anos. Depois concluiu que procurávamos o pai mas que este falecera em 2008. Agradeceu a fotografia que não conhecia.
Com a ajuda do Google …contactarei uma Amélia Santos Marques, do museu de Lanifícios da Covilhã que é da família do nosso ex-colega João Santos Marques.
 Quanto à miúda, a do meio, continuo sem saber quem é. Nem Nosso Senhor Google me está a ajudar. Pensei que pudesse ser a Teresa Bento. Não sendo Fica como a nossa Mata Hari...
Abraço
Raimundo Narciso


De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 01:51
Para: Mário Lino Correia, Antonio Redol, Jaime Mendes


De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 01:51
Para: Mário Lino Correia, Antonio Redol, Jaime Mendes
Assunto: FW: livro
... Jaime ainda não me disseste se vocês têm alguma relação estimável com o Albano e com a Marília e se podem convidá-los. E o Joaquim Letria? Não esqueças. Também não tenho nenhuma pista para o suposto João Resende. Se é quem penso esteve comigo numa reunião do CC do PCP, em Paris, em 1973. Foi preso quando regressou a Portugal…
Abraço
Raimundo

De: Jaime Mendes
Enviada: segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 14:00
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro Colegas
O local para a nosso encontro pode ser na minha " datcha ", quero dize, "cottage " perto de Santarém. Um sábado era um bom dia. A Teresa garante que a moça não identificada e que tu já intitulas de “nossa Mata Hari” não é a Teresa Bento.
Um abraço
Jaime


De: Joaquim Letria
Enviada: domingo, 21 de Fevereiro de 2010 21:15
Para: raimundo narciso
Assunto: Re: Livro colegas

Meu caro,

Agora, tudo ok. Recordo-me duma conversa acidental, recente, que tive com o Albano Nunes em que ele me perguntava se eu tinha fotos, ou documentos associativos, que o envolvessem a ele e que eu lhe pudesse fazer chegar. Confesso que me comoveu a justificação do pedido: tem um filho adolescente que não conhece nada do pai para trás e ele gostaria, por exemplo, de ter uma foto enquanto jovem para lhe mostrar, mas o período longo de clandestinidade "limpou-o" de qualquer tipo de "recordações". A foto já aqui está, o endereço dele é que desconheço para além do da Soeiro…
Meu caro, Fico a aguardar novidades e à disposição para o que possa ajudar!
Um abraço do
Joaquim Letria
______________________

 

1 comentário:

  1. Então perderam uma miuda? Que contas vão dar à família passado este tempo?
    Gostei de ver.
    Joaquim Antunes ( Setúbal)

    ResponderEliminar