A FOTO


2012-06-05

Eis como tudo se passou (1)

Em Janeiro de 2010 a Noémia Aríztia descobriu a fotografia de 1963 que abre este blog. Digitalizou-a e enviou-a ao Jaime Mendes e este reenviou-ma a mim. Seguiu-se uma troca de emails entre os que, desde aquele data, mantinham contactos. Procurámos os outros e preparámos o reencontro. De todos, se possível.
Vou agora, caros leitores, dar-vos conta de como tudo se processou. Selecionei as mensagens mais significativas que trocámos desde 2010 e vou oferecer-vo-las, aqui, em sucessivos posts. Se acharem que é transparência a mais, digam. Entenderia a vossa reação negativa dado que a prática dominante na vida política e económica do país nos desabituou de tal despautério.
Eis algumas das mensagens trocadas e imagens  do primeiro encontro, em 2010-04-17,  na casa de campo da Teresa Tito de Morais e de Jaime Mendes, na região  de Santarém.
___________________
De: Jaime Mendes
Enviada: segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010 15:36
Para: Raimundo Narciso
Assunto: AMIGOS DO PÃO [café Pão d'Açúcar]
Raimundo
Li o teu post e envio-te esta foto, com alguns amigos do Pão de Açúcar e não só. Onde estão vários ex-dirigentes partidários. Tu estás na 1ª fila.
Um grande abraço

Jaime 


De: Raimundo Narciso
Enviada: quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010 14:26
Para: Mario Lino
Assunto: foto Anexo: fotografia dos amigos.
Olá Mário
És capaz de me pôr aí, na volta do correio, o nome de todos? Entre a Paula e a Noémia Ariztia (nome do marido, artista chileno) está a tal moça que não identificámos. Será a tal Teresa de que falámos? …
Abraço
RN 

De: Mário Lino Correia
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 10:57
Para: Raimundo Narciso
Assunto: RE: foto
Aqui vai a foto com os nomes de que consigo lembrar-me. Espero que estejam todos certos. Há 5 de que não me lembro. Se souberes quem são diz-me.
Aquela que tu dizes que é a Noémia, parece-se com a Manuela Almeida, mas tu lá sabes.
Um abraço
ML
De: Noémia de Ariztía
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 16:13
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Gente
Aquele a quem o Mário Lino pôs o nº 3 é efectivamente o Fernando Rosas (bastante mais elegante ….)
A nº 6 não conheço. O nº 9 lembro-me muito bem da cara dele, mas acho que nunca lhe soube o nome. O 19 é o Joaquim José Letria.
É boa a fotografia não é? Velhos tempos e velhas amizades.
Creio lembrar-me que a Paula Correia era nessa altura namorada do Mário Lino. Não faço ideia se continuaram juntos.
E o Bénard da Costa que relação tem com o Bénard da Costa da Cinemateca?
O ano é 1962 ou 63, era numa altura de greves na academia, porque o Redol tem na mão um comunicado da Associação de Estudantes, creio que apelando à greve.
UM ABRAÇO.
Noémia
De: Raimundo Narciso
Enviada: segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010 18:44
Para: 'Noémia de Ariztía'
Assunto: Gente
Olá Noémia
A Paula casou e continua casada com o Mário Lino... Têm 2 filhos e três netos. O Bénard da Costa julgo que é primo do João Bénard que foi da Cinemateca e que é prof na Universidade Nova.
Um abraço
RN
De: Raimundo Narciso
Enviada: quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010 17:45
Para: Antonio Redol; Noémia Ariztia; Ernâni Pinto Basto; Carlos Marum ; Mario Lino; Paula Correia; Jaime Mendes
Assunto: Livro
Olá
A fotografia dos colegas de 1963 sugeriu-me a ideia de fazermos um livro. Vai tudo explicado no anexo. Digam-me o que vos parece ideia tão insensata.
Abraço
Raimundo
Anexo ao email :
Caras e Caros Amigos
Recentemente o Jaime Mendes enviou-me a fotografia anexa. Vinha com os nomes de alguns e pedia-me para identificar os outros. Apesar de várias ajudas ainda falta identificar uma colega.
Neste afã de colocar os nomes certos na respectiva imagem para nos reencontrarmos e redescobrirmo-nos ocorreu-me a ideia de escrever um livro, melhor ainda, escrevermos um livro. A minha proposta de título:
“Dos anos 60 ao século XXI”
21 trajectos de vida.
...
Propunha encontrarmo-nos a pretexto de que “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto” [Mário de Carvalho dixit]. Podemos até tirar outra fotografia, nítida ou desfocada, como ficasse melhor J. ...
Dos anos 60 a 2010... Já repararam como o percurso destas pessoas pode dar uma ideia impressiva do que foi a caminhada de Portugal, de Santa Comba Dão a 2010? De como a vida é o caminhar de cada um e as circunstâncias do caminho?
Agradeço aos que agora contacto uma resposta, de preferência afirmativa.
Um abraço do v/ atento e agradecido
Raimundo Narciso

De: Noémia de Ariztía
Enviada: quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010 0:04
Para: Raimundo Narciso
Assunto: Re: Livro
Olá Raimundo.
Acho uma ideia um pouco louca mas entusiasmante. Se calhar, depois de tudo, até é capaz de não dar em nada mas .. tenho a certeza de que nos vamos divertir imenso. Já imagino os abraços, as histórias ... Acho que é de seguir em frente com essa ideia bem simpática.
Estava bem longe de imaginar, quando pedi ao meu filho para scannear a foto e a enviei a ti, ao Jaime, à Luisa, à Isabel, que ia ter este resultado. O título que ele pôs foi - "Colegas da mãe".
Um abraço.
Noémia

Da esquerda para a direita. Em pé: António Redol, Paula Mourão Correia, Noémia de Aríztia, Teresa Tito de Morais, Mário Neto. Na fila da frente: Jaime Mendes, Raimundo Narciso, Mário Lino, Carlos Marum, José Gomes de Pina, Joaquim Letria, Ernâni Pinto Basto.
__________________
A troca de correspondência que abriu o caminho ao reencontro e ao livro segue, em breve, num próximo “post” .

Sem comentários:

Enviar um comentário